Ao iniciar um negócio, o fundador precisa ter como habilidade mais importante o empreendedorismo, que é saber identificar oportunidades e ter disposição para assumir alguns riscos. Conforme os negócios vão se desenvolvendo e crescendo, as necessidade também vão mudando. É hora de desenvolver também outras habilidades, como a gestão mais disciplinada e expertise empresarial para manter o negócio em crescimento. Existe uma necessidade de transição para a liderança, mas nem todos são capazes de fazer tranquilamente. Um relatório da Ernest & Young de 2011 (uma das 10 maiores empresas de serviços profissionais do mundo, com 270 mil funcionários - presente em mais de 150 países) identificou os empreendedores como pessoas inconformadas, motivadas e perseverantes, além de apaixonadas e focadas, com uma mentalidade voltada para as oportunidades. Outros estudos colocam os empreendedores como pessoas rebeldes, que não tem medo de fracassar e que se motivam se apaixonando pelo sucesso em sua área. Acrescentando pontos que não foram considerados por essa pesquisa, mas se mostram como importantes traços que definem um bom líder ou gerente são:
O executivo indiano Vineet Nayar, notou que a liderança efetiva envolve encorajar as pessoas dentro da empresa a perceber o seu potencial e sobressair. Faça a transição A gerência pode ser dividida em três categorias:
O desafio para os empreendedores gerenciar pela informação é que, quase sempre eles não possuem conhecimento das redes de sistemas e de comunicações que as empresas maiores desenvolvem. Uma das maiores crises que as empresas enfrentam conforme crescem é a da liderança. Na maioria dos casos, os empreendedores que são fundadores de uma empresa iniciante, não conseguem fazer a transição de empreendedor para líder. Para ter um crescimento contínuo e de sucesso, muitas vezes é exigido a contratação de gerentes profissionais. Eles trazem para a empresa essa habilidade de liderança importantíssima para organizações complexas e ainda entendimento de exigências do mercado financeiro e dos bancos.
Você que é empreendedor muitas vezes tem uma infinidade de ideias, mas é preciso ter também uma disciplina de gerenciamento para transformar essas ideias em negócios de sucesso, como também habilidades de liderança para levar a empresa além das raízes que deram início ao desenvolvimento. O início exige aquela explosão inicial dada pela força do empreendedor, mas o crescimento exige diversas habilidades diferentes: Fazer a transição daquele toma as decisões sozinho para aquele que tem disciplina no gerenciamento e uma liderança eficaz. Caso isso não aconteça, dê lugar a profissionais que vão te ajudar e melhorar nesse crescimento. E você, como está fazendo para manter o desenvolvimento da sua equipe e dos seus negócios?Se considera que está fazendo a transição para a liderança, deixe nos comentários quais estão sendo as descobertas e desafios. O que mais podemos esperar de um líder realmente eficaz. Comente! Artigo por: Álex Martins, presidente da Triunfo Pessoal. Mentor de Negócios, Trainer, Especialista em Negócios e Ensino. |
Últimos Posts
Dezembro 2024
AutoresÁlex Martins |