Uma pesquisa feita pela Endeavor Brasil (presente em 30 países) com mais de 1.000 empreendedores, identificou como os 2 maiores Desafios dos empreendedores brasileiros a: Gestão de Pessoas; e a Gestão financeira. Você que é empreendedor ou empresário, se identificou com esse resultado? Talvez de forma mais elaborada você consiga ter um panorama específico do que realmente está precisando de ajustes no seu negócio. Agora, considerando desde já que estes dois (gestão financeira e de pessoas) também são um dos maiores desafios da maioria das empresas, é preciso ficar atento! Apesar de não ser uma grande novidade, as pessoas representam o grande centro do seu negócio. Se você tem uma equipe com múltiplas tarefas, principalmente. No entanto, não quer dizer que uma equipe menor não necessite de atenção e uma gestão eficaz de pessoas. Desenvolver líderes no grupo é fundamental para um melhor relacionamento nas equipes e também entre elas. Ainda segundo a pesquisa, foi verificado que a prática de desenvolvimento de lideranças está entre as duas primeiras ações a serem MENOS utilizadas. Isso mostra claramente o porquê do problema tão grande na gestão de pessoas. Cuidar das pessoas é fundamental e, sobretudo, formar líderes é imprescindível para o crescimento contínuo do negócio. Algumas práticas precisam ser adotadas no dia-a-dia a fim de identificar os que têm vocação para poder formar tecnicamente esses líderes. O que todo gestor de negócio precisa saber é que, sem essa liderança o seu time (além de você) fica esgotado e a sua empresa corre um grande risco. Para evitar que isso aconteça, identifique e após isso defina as lideranças dando liberdade e consequentemente alcançando mais responsabilidade do seu colaborador-líder. Já que essa tarefa de formar líderes não é simples para a maioria das empresas, contar com ajuda profissional para desenvolver a liderança nos diversos setores é importantíssimo. Hoje em dia existem profissionais que trabalham especificamente nesta área desenvolvendo liderança e buscando atingir um melhor nível de governança dentro do seu negócio. O segundo problema, no caso de alguns pode ser o que vem primeiro, são as finanças.
A falta de gerência sobre os gastos da empresa aliado a outros problemas da rotina diária pode resultar em uma complicação generalizada. As empresas que já conseguiram certa expressão no mercado acabam tendo problemas com o custo operacional do negócio (que exige muitos detalhes), tendo em vista a competitividade de alguns setores e também as grandes marcas que chegam com um alto poder de oferta devido a uma grande rede existente. É uma luta que muitas empresas locais de diversos ramos tentam vencer, mas poucas conseguem. O grande desafio é buscar se diferenciar de forma criativa, buscando vantagens através do conhecimento mais apurado do setor local, do consumidor local e da dinâmica dos diversos serviços envolvidos. Uma vantagem que, caso alcançada na prática competitiva, surtem efeitos positivos na manutenção dos custos e de fidelização de clientes. Um outro ponto que considero uma das coisas mais simples neste sentido mas que fazem um enorme efeito quando me torno conselheiro individual do gestor de uma empresa, é a redução dos custos totais da forma mais eficiente possível. O que significa ter a disposição tudo o que se tinha (dependendo do caso, até mais) com um custo significativamente mais baixo. Não é novidade para ninguém que ter uma boa gestão financeira faz uma grande diferença. No entanto, o mais comum é que os gestores e toda a equipe se “acostumem” com os recursos e serviços da forma que estão disponíveis. Uma maneira fácil para você entender isso é citando o exemplo de um dos meus clientes no ano de 2015. Estava entre as primeiras coisas que identifiquei em uma análise inicial que faço. Uma conta de telefonia contratada há certo tempo era acima do que eu esperava. Mesmo assim, verifiquei as necessidades, depois analisamos quais necessidades eram reais baseadas em ligações e acessos dos últimos 6 meses (um serviço que todas as operadoras já fazem gratuitamente, basta consultar) e com isso, conseguimos contratar um novo plano, por um terço (x dividido por 3) do valor anterior, só que com muito mais vantagens úteis que o anterior. Este exemplo serve para ilustrar como, muitas vezes, pagamos mais por menos pelos motivos que nem sabemos. E sim! Existe uma explicação para que tudo isso ocorra. Caso contrário, as empresas de diversos setores não estariam sedentas por estabelecer planos com o máximo de clientes fidelizados possíveis. É plano “Premium, Vip, Club, Black” para tudo que é lado. Você certamente já viu uma ou todas essas expressões por aí! Você também deve saber que a maioria dos serviços que utiliza, não é nem um pouco rápido resolver um cancelamento, ou fazer uma negociação de alteração nos termos do contrato. Na minha experiência, é uma dificuldade tremenda, mas que precisa de certa paciência caso você queira verdadeiramente cuidar das suas finanças da maneira correta. Isso é um ponto que desanima a maioria das pessoas na busca por uma melhor opção. Não caia nessa! Para cada serviço que você contrata ou já é contratante, por exemplo, podem existir duas ou mais opções com condições iguais ou superiores por um preço mais baixo. Muitas vezes, até mesmo na mesma empresa que você é cliente hoje! O segredo está em tomar uma atitude em relação a esses custos e estar disposto a realizar a troca do serviço, caso seja necessário no momento de uma negociação. No geral, a pesquisa mostra que esses dois setores (financeiro e pessoal) são muito importantes para um resultado positivo na grande maioria das empresas. Se você está entre os empreendedores que gostariam de melhores resultados no seu negócio, mas ainda não fizeram uma análise específica, estes dois pontos podem ser por onde você deve começar! Artigo por: Álex Martins, presidente da Triunfo Pessoal. Mentor de Negócios, Trainer, Especialista em Negócios e Ensino. Fonte: Pesquisa Endeavor Brasil. |
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Dezembro 2024
AutoresÁlex Martins |